sábado, 26 de maio de 2012

Quem são os Deuses do cinema?


Sou, me considero, uma mulher do teatro. Cresci frequentando a coxia de um - o teatro Vila Velha, em Salvador, onde trabalha minha tia, atriz e diretora, Chica Carelli. Cresci decorando as falas de todos os personagens das peças em cartaz e divertindo os atores nos camarins, imitando à um ou à outro, a pedido dos mesmos. Cresci assistindo ensaios e peças da cabine de luz. Os avessos, as discórdias, as descobertas. Os dias em que os "Deuses do Teatro" (como diz meu professor e amigo Maurice Durozier, do Théâtre du Soleil) resolvem abençoar o palco, os dias em que Eles lhe viram as costas. Mas são Deuses e Dêmonios com quem aprendi a conviver e respeitar. Inventamos uma prece ou duas - seja com palavras ou silêncios - trabalhamos duro e confiamos que naquela noite, mais uma vez, a mágica irá acontecer.

Mas nesses últimos tempos tenho flertado com o cinema. Que, me parece, é regido por outras Criaturas, ou Criadores, outras Leis, ainda por mim desconhecidas. Estou em processo de ensaio de um longa. Faltam 20 dias para o início das filmagens e as vezes sou tomada por uma angustia sem forma. Na falta de um canal de comunicação direta com esses "Novos Deuses", ontem à noite, via skype, me apareceu um anjo. Outro amigo querido, William Nadylam, ligou de Londres, onde está em cartaz com "The Suit" de Peter Brook, ouviu minhas inseguranças e me respondeu: "Um ator nunca está pronto, está sempre aprendendo. Não se preocupe, no cinema, a câmera vem te buscar, aonde quer que você esteja do teu caminho, do teu aprendizado. Eles vêm atrás de você, do que eles querem, do que eles precisam para contar aquela história. Seja sincera, verdadeira e, sobretudo, mantenha-se calma."

Terá sido um Sinal?
Fui dormir no céu! 

Um comentário:

  1. vamos todos aprendendo, nos buscando, nos encontrando nos caminhos, formando e transformando a cada dia este mágico coletivo que é uma equipe de cinema pra contar uma estória que ainda vai ser montada.
    vamos manter a calma, o céu e a diversão!
    MERDA!

    ResponderExcluir