quinta-feira, 24 de maio de 2012

A PORTA

Ontem, nos 45 minutos do segundo tempo (já que São Paulo está em clima de futebol), fui conferir a peça "A PORTA" da cia Troada, com direção de Vinicius Torres Machado - e recomendo. Eles encerram hoje a temporada no Teatro Sérgio Cardoso então, quem correr, ainda chega pros penaltis. As máscaras, confecionadas por uma das atrizes do grupo - Elisa Rossin - são notáveis e se prestam perfeitamente ao jogo proposto pela encenação. Com atores bem integrados e uma concepcão estética cuidadosa a peça nos arrasta para o universo onírico - ou "pesadelístico?" - de Franz Kafka. 

Como mascareira talvez minha opinião seja suspeita nesse campo, mas convenhamos, essas belíssimas máscaras inteiras - grandes professoras para qualquer ator! -, ao mesmo tempo exigentes e generosas, nos salvam da terrível verborragia que tantas vezes ameaça nossas noitadas teatrais. Gol da Troada!

A Porta

Cia. Troada reestreia o espetáculo A Porta no Teatro Sérgio Cardoso
A temporada segue até o dia 24, todas as quartas e quintas-feiras.

O Espetáculo A Porta, da Cia. Troada esta em cartaz no teatro Sérgio Cardoso, equipamento do Governo do Estado e Secretaria da Cultura. A peça de máscaras é livremente inspirada na obra de Franz Kafka. A proposta do grupo foi enfatizar os aspectos oníricos de sua criação e promete inovação na linguagem e na estética. A Porta fica em cartaz até o dia 24 de maio, sempre as quartas e quintas-feiras.

Com gênero tragicômico, todos os atores utilizam máscaras inteiras, sem fala, com traços caricaturescos da figura humana. O espetáculo conta a história de uma noite de insônia de Gregor, apresentando a comicidade da máscara em visita ao universo kafkiano. Nesse encontro, nasce um tipo de humor que tira sua força do “nonsense”, da brincadeira com o absurdo. As imagens labirínticas de Kafka possibilitaram uma encenação mais aberta, destacando também elementos que conferem à peça contornos de pesadelo. A porta do quarto de Gregor se transforma em uma passagem pela qual poderá voltar à realidade.

A concepção e direção são de Vinicius Torres Machado e a produção contou com o apoio do Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro. O elenco é formado pelos atores Ana Caldas Lewinsohn, Beto Souza e Elisa Rossin. Os figurinos foram criados por Elisa Rossin e Eliseu Weide, que trabalha com importantes produções europeias de ópera e teatro, incluindo as companhias alemãs Berliner Ensemble e Cia. Familie Flöz, de Berlim.

A Cia. Troada, de São Paulo, é integrada por artistas formados pela USP e Unicamp, que pesquisam a linguagem da máscara desde 1999, em seus mais diversos trabalhos. As máscaras do espetáculo, confeccionadas por Elisa Rossin, atriz e mascareira da Cia., são inspiradas na estética da Familie Flöz, referência alemã do teatro de máscaras mundial.

A Porta - Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista
Telefone (11) 3288-0136
Apresentações: quartas e quintas-feiras, às 21h
Temporada até o próximo dia 24 de maio
Sensura:  14 anos
Lotação: 144 lugares
Quanto: R$ 20,00 R$ 10,00 (meia)
Ingressos: a venda na bilheteria do teatro e pelo site Ingresso Rápido (http://www.ingressorapido.com.br
Fonte: Assessoria de imprensa - SEC
Data: 14/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário